Diário de Formação

Olá colegas, estou feliz com a oportunidade que tive para fazer este curso de letras e conhecer vocês, espero que todos cheguem ao fim do curso, com muito conhecimento, experiência e sabedoria.

Dia 06/10 tivemos aula com a Profa Kátia Leite, a qual gostei muito, discutimos na aula sobre conceitos sobre educação. Os alunos deram suas opiniões sobre o assunto. Ela também nos ensinou a fazer o nosso blogger.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Observação de quatro aulas de Língua Portuguesa com mais quatro destinadas a entrevistas e aos aspectos físicos da escola.

Relatório
Observei na escola Manoel Honorato de Souza, localizada no povoado de Baixão dos Honoratos no Município de São Gabriel BA, a 8ª série, que possui como professora de Língua Portuguesa e Literatura, Paliana Maria da Silva Mello.
O aspecto físico da escola deixava um pouco a desejar, mesmo possuindo bastante espaço e locais limpos, havia falta de coisas que são essenciais para os alunos e professores, como uma quadra de esportes, um jardim como cantinho de lazer ou mesmo uma horta.  As paredes e pisos não estavam muito bons, precisava de reformas, existia também uma pequena biblioteca, com poucos livros, mas os poucos que tinham eram bastante interessantes; as salas de aulas e demais salas eram amplas e arejadas; os sanitários limpos e suficientes para todos, divididos por sexo; a merenda de boa qualidade e suficiente para os alunos; as carteiras, cadeiras, mesas, armários estavam bons, sendo também suficientes; como materiais e equipamentos tecnológicos a escola possuía uma TV com DVD acessível a alunos e professores, um computador com impressora acessível somente ao pessoal da direção e um som que era utilizado por todos da escola. Em relação à questão sanitária estava tudo ok, possuindo água encanada e tratada, bebedouros limpos e suficientes e esgoto direto para fossas.
Os professores costumam se reunir mensalmente para discutir os principias problemas existentes na escola e buscar meios para resolvê-los, podendo ter ou não a participação dos pais e da sociedade, sendo na maioria das vezes realizadas com todos os professores presentes. Gostei muito do relacionamento da professora com os alunos, ela conseguiu fazer com que eles participassem da aula de forma prazerosa e não forçada, dando uma ideia de que entre eles havia um vínculo, certa confiança que fez com que a aula fosse bastante proveitosa. Esta sala que observei era composta de 18 alunos, embora nem todos estivessem presentes. Eles estavam trabalhando Literatura de Cordel, produzindo poemas que posteriormente serão expostos em uma Culminância, que será realizada nesta mesma escola; estavam bastante empolgados, alguns desenvolveram o trabalho em grupos, outros optaram por fazer sozinho; porém existia um aluno que precisava de atenção especial da professora, pois ele possuía uma grande deficiência de aprendizado, mesmo tendo bastante interesse, não conseguia se desenvolver como os demais alunos da sala, por isso colocava-o bem próximo dela, para poder orientá-lo melhor.
As avaliações eram feitas através de trabalhos, apresentações, provas e participação dos alunos. O que fazia com que eles se interessassem para participar, tanto das aulas como dos eventos que viessem a acontecer na escola, proporcionando assim um aprendizado de qualidade.
As principais comemorações na escola são as juninas, que são comemoradas com quadrilhas e brincadeiras e o Saral que envolve os alunos na leitura e escrita de versos e poemas, ambos realizados uma vez por ano; estes, porém não são os únicos eventos que a escola organiza. Nestas comemorações estão presentes pais, familiares e sociedade, servindo como ponto de partida para o bom funcionamento e desenvolvimento da tarefa escolar tanto de professores como de alunos, pois os pais precisam ser orientados no modo de como devem incentivar e ajudar seus filhos nos estudos, pois um dos principais problemas enfrentados no ensino, segundo a professora Paliana é a pouca participação dos pais tanto na escola como no acompanhamento das tarefas escolares passadas para casa, prejudicando bastante o trabalho do professor, pois é com a ajuda dos pais que ele consegue desenvolver a capacidade dos seus alunos, pois somente as atividades realizadas em sala de aula não são suficientes para absorver todo o conteúdo, principalmente na matéria de Língua Portuguesa, que é bastante ampla, e por isso exige um maior desempenho do aluno.
Mesmo percebendo as dificuldades enfrentadas na escola, gostei muito da observação, aprendi muito, e agora acredito que estou realmente fazendo o curso certo, pois ensinar tem suas recompensas e suas qualidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário