Diário de Formação

Olá colegas, estou feliz com a oportunidade que tive para fazer este curso de letras e conhecer vocês, espero que todos cheguem ao fim do curso, com muito conhecimento, experiência e sabedoria.

Dia 06/10 tivemos aula com a Profa Kátia Leite, a qual gostei muito, discutimos na aula sobre conceitos sobre educação. Os alunos deram suas opiniões sobre o assunto. Ela também nos ensinou a fazer o nosso blogger.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Planejamento

A observação que fiz foi de grande utilidade, pois conseguir perceber as variações existentes em sala de aula, tanto do professor como dos alunos, tais como comportamento, nível de raciocínio, relação aluno/professor, etc.
O modo como a professora organizou e dividiu o assunto foi interessante, ela, através do Cordel consegui colocar os alunos para trabalhar a oralidade e a escrita de forma prazerosa e satisfatória, fazendo com que eles se interessassem pelo tema, pois os poemas que desenvolvessem seriam posteriormente organizados e colocados em forma de um livro, o qual seria apresentado e exposto em uma culminância naquela mesma escola, onde pais, alunos, professores, enfim, comunidade em geral poderia participar.
Todas as quatro aulas que observei, foram direcionadas para a realização desse trabalho, na primeira aula a professora, juntamente com os alunos elaboraram um mural colocando todas as etapas para realização do mesmo, na segunda eles fizeram algumas leituras a cerca do tema, na terceira e quarta aulas começaram a elaborar os poemas.
Como foi um tema que eu estava estudando na disciplina de Produção de Textos Populares, com o professor Orlando, obtive bastante proveito, e em alguns momentos tive vontade de passar um pouco do que sabia para eles, porém me contive, pois estava ali apenas para observá-los. Apesar de ter gostado do modo como ela fez o cronograma, eu faria algumas coisas diferentes, como por exemplo: iniciaria o assunto com vídeos sobre repentes e entrevistas de Cordelistas, trazendo suas obras e seus poemas, depois daria uma explicação sobre o que eles haviam assistido e posteriormente formaria grupos dando a cada um deles uma parte específica para que fizessem pesquisas e apresentações em sala, passando o conhecimento adquirido para os demais, e com isso, conseguiria trabalhar a fala, a escrita, a leitura e a interpretação; e mais um resumo que seria entregue para análise do professor. Através desses requisitos conseguiria ver quais as principais dificuldades dos alunos e posteriormente trabalhá-las em sala.
Acho que esse método seria muito proveitoso, pois através de um tema específico conseguiriam praticar leitura, escrita e oralidade, além de obter bastante conhecimento a cerca do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário